A Google está liberando em open source o seu sistema operacional baseado em Android com foco em veículos. Chamado de Android Automotive OS, ele foi apresentado em 2017 para que a empresa pudesse oferecer opções de sistema operacional para carros com central de informações e entretenimento. Segundo informações do site Slash Gear, a empresa vai liberar o sistema operacional durante a Google I/O, evento para desenvolvedores que começa na próxima semana.

O sistema permite criar uma plataforma que oferece uma interface do smartphone de forma customizada para o painel do carro, apenas mostrando o que é necessário para navegação. Ele também cria botões maiores e mais visíveis para ajudar na navegação enquanto se dirige.

O primeiro carro a contar com tecnologia será o Polestar 2, um carro elétrico recém-lançado nos Estados Unidos, mas a empresa já anunciou parcerias com a Volvo e Audi para adicionar o sistema.


Podcast Porta 101: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.

Sistema dapata aplicativos para Android (Foto: Slash Gear)

Além do painel, ele também tem reconhecimento de voz e acesso a apps da Google Play, sem precisar da conexão do smartphone. Os carros vão contar com uma tela touch de 11 polegadas no centro do console. Será por alí que o usuário vai controlar algumas funções de seu smartphone, sem precisar tirar o aparelho do bolso.

O sistema baseado em Android ajuda a permitir que não somente os apps da Google sejam controlados, mas outros programas como Waze e Spotify possam também se adaptar à tela de forma orgânica, sem comprometimento de utilização.

As empresas acreditam que o Polestar 2 será ainda um modelo de nicho, como uma experimentação para a tecnologia da Google. A empresa deve apresentar com mais profundidade do que se trata este sistema no Google I/O

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech: