
A Google está lançando um novo recurso para que usuários possam excluir dados do Histórico de Localização e Atividades na Web e Apps. Será possível apagar as informações manualmente ou ativar a função para que a Google delete os dados depois de um período específico.
No ano passado, as práticas da empresa geraram polêmica quando foi descoberto que ela continuava a rastrear seus usuários mesmo quando a função de localização era desativada nas Configurações do celular.
Para desligar totalmente o recurso da Google, os usuários também precisam encontrar a opção “Atividade na Web e Apps” e desativá-la. Com o anúncio desta quarta-feira (1), a Google deve excluir todos os dados, o que significa que o usuário passa a controlar suas informações.
–
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/360/
–

De acordo com a empresa, o recurso será disponibilizado globalmente “nas próximas semanas”. A Google também deixou a entender que a opção para deletar dados será expandida no futuro.
Polêmica
O rastreamento indevido da Google foi descoberta por uma pesquisa encomendada pela Associated Press à pesquisadores de ciência da computação de Princeton. O estudo conseguiu comprovar que a Google estava rastreando usuários mesmo quando eles não queriam.
Um dos pesquisadores, chamado Jonathan Mayer, ficou uma semana com o histórico de localização desligado e continuou a utilizar o smartphone normalmente. A expectativa era de que o device não mais guardasse suas informações.
Contudo, ao religar a opção de histórico após a semana de uso, Mayer recebeu um relatório preciso de sua localização mesmo nos dias em que ficou com a opção desligada, comprovando que a Google continuou rastreando seus movimentos durante o período.
Se não quiser esperar para que a Google libera a atualização, você pode seguir nosso passo-a-passo para fugir do rastreamento da empresa.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:
- Peter Mayhew, o Chewbacca da trilogia original de Star Wars, morre aos 74 anos
- Netflix atualiza qualidade de som de todo o seu catálogo; entenda a mudança
- Um terço de todos os smartwatches vendidos em 2019 são da Apple, diz estudo
- Samsung libera atualização com melhorias de câmera para Galaxy Note 9
- DE GRAÇA (ou quase): games, apps, descontos e cupons da semana