Nesta terça-feira (7), durante o Google I/O, a Qualcomm anunciou uma parceria com a gigante da internet que colocará os aparelhos Android em vantagem neste período de transição para as redes 5G.

Por causa da parceria entre Google e Qualcomm, o Android Q (nova versão do sistema operacional da Google que será lançado no terceiro trimestre deste ano) não apenas dará suporte à conexão 5G de forma nativa, como já virá de fábrica com algumas APIs de rede da Qualcomm que permitirão aos desenvolvedores saber exatamente qual é a qualidade e a velocidade de conexão da rede 5G na qual estão conectados.

A empresa afirma que os desenvolvedores terão acesso às novas possibilidades proporcionadas pelas redes 5G — como rodar jogos multiplayer em servidores na nuvem, transmissões de vídeo de alta qualidade em tempo real e navegação e compras na internet baseadas em ambientes de realidade aumentada —, e também saberão dados exatos sobre a qualidade de conexão do aparelho, permitindo que esses desenvolvedores utilizem o 5G para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos por seus apps em tempo real, o que aumentará a qualidade de imagem, de áudio e diminuirá o tempo de resposta de seus aplicativos durante o próprio uso.


Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no WhatsApp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Durante os próximos dias, a Qualcomm e a Google utilizarão os espaços de workshop da Google I/O para detalhar aos desenvolvedores como a nova ferramenta para redes 5G do Android Q poderá ser usada para melhorar a performance de seus aplicativos. Mas, para quem quiser saber mais sobre isso e não está presente no evento da Google, é possível saber mais sobre o gerenciador de conexões da Qualcomm acessando o site Android Developer.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech: