
A Google prometeu uma mudança que não deve fazer muita diferença para os usuários, mas que pode significar muito para desenvolvedores de aplicações na Play Store: agora, em vez de apenas considerar a média de avaliações de um app por toda a sua existência, o sistema de críticas de usuários dará mais ênfase às versões mais recentes de cada software.
Na prática isso significa que patches de segurança, atualizações de interface, mudanças de design ou incursão de recursos serão melhor considerados na hora de tirar uma média na nota de cada aplicativo. Anteriormente, o sistema funcionava com base em uma nota média tirada ao medir toda a vida útil de um app dentro da Play Store.
“Vocês nos disseram que queriam uma avaliação baseada no que o app é hoje, não no que era anos atrás, e nós concordamos”, disse Milena Nikolic, diretora de engenharia na liderança do Google Play Console, que detalhou as mudanças durante a conferência Google I/O.
–
Siga o Canaltech no Twitter e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.
–
“[Essa mudança] Refletirá melhor todo o seu árduo trabalho e aprimoramentos”, comentou.

Entretanto, há o outro lado da moeda para se levar em consideração: a mudança na avaliação também significa uma redução da nota média de aplicativos que não veem uma atualização há mais tempo que os demais, o que deve impactar negativamente a sua performance. Isso é especialmente verdadeiro em caso de jogos maiores, cujas atualizações tendem a demorar um pouco mais para sair.
As mudanças na avaliação pela Play Store só devem chegar a partir de agosto deste ano.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:
- Novos renders revelam design do Motorola One Vision e do Moto E6
- Android Q: qual será o nome oficial da nova versão do sistema da Google?
- Microsoft anuncia evento que irá distribuir três Xbox de Game of Thrones
- Como escolher a melhor hospedagem de sites para colocar seu projeto na internet
- Carrefour comercializa aparelho de captação pirata de sinal de TV a cabo