O CEO da Tesla e SpaceX, Elon Musk, foi consagrado com o prêmio Stephen Hawking de promoção à ciência, por, segundo percepção da comunidade especializada, incentivar discussões e pesquisas em prol do avanço científico e da humanidade por meio de seus negócios.

Os vencedores do prêmio, bem como a sua entrega, eram feitos pelo próprio Stephen Hawking, renomado físico teórico especializado no campo da astrofísica e autor de diversos estudos e livros no setor, que acabou falecendo em março de 2018 por causa das complicações causadas por atrofias musculares relacionadas à Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença da qual sofreu pela maior parte de sua vida.

Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX

O prêmio em questão reconhece pessoas que tenham levado a ciência à cultura popular, posicionando temas de interesse a audiências e canais mainstream, como músicas, negócios e televisão. Elon Musk, graças aos seus trabalhos na Tesla e SpaceX, faz parte dessa categoria. Aparentemente, o CEO havia sido convidado pelo próprio Hawking, antes de sua morte.


Siga no Instagram: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.

Especificamente, as conquistas de Musk são mais relacionadas à popularização das discussões e pesquisas dentro do campo dos voos comerciais espaciais e a disponibilidade de tecnologia de internet na atmosfera terrestre, ambos produtos da SpaceX. No caso da Tesla, foi ela a responsável pela popularização de carros elétricos de luxo e direção autônoma de veículos.

Outros vencedores deste ano incluem o documentário Apollo 11, relacionado ao primeiro vôo espacial bem-sucedido a levar o homem à Lua; e o músico Brian Eno. No passado, a série The Big Bang Theory e o físico Neil DeGrasse Tyson também receberam o prêmio.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech: