Nesta quinta-feira (16), a Asus anunciou oficialmente seu novo flagship, o Zenfone 6, durante um evento realizado em Valência, na Espanha. O smartphone, que conseguiu se esquivar de vazamentos até poucas semanas antes da sua chegada, elimina o notch e traz uma câmera giratória que faz as vezes tanto de traseira quanto de frontal.

O sistema, chamado de Câmera Flip, conta com dois sensores, sendo o principal um Sony IMX586 de 48MP e abertura f/1.78; e um secundário ultrawide de 125° e 13MP. Além disso, o novo Zenfone tem autofoco por detecção de fase e os novos modos HDR+ Enhanced e Super Night.

O display NanoEdge de 6,4 polegadas ocupa 92% da parte frontal do aparelho e conta com proteção Gorilla Glass 6 e brilho de até 600 nits. Completando as especificações, temos uma bateria de 5.000 mAh, chipset Snapdragon 855, até 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento interno.


Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube, todo dia tem vídeo novo para você!

(Imagem: Divulgação/Asus)

A tal Smart Key, que havia aparecido em uma imagem de divulgação da própria Asus recentemente, é um botão lateral que pode ser configurado para algumas ações rotineiras, como tarefas do Google Assistente, por exemplo. É possível destinar diferentes funções para o botão por meio da configuração de cliques único, duplo ou pressionar e segurar.

Passando para o sistema operacional, a nova interface ZenUI 6 promete ser mais simples e limpa, além de trazer recursos como o Modo Escuro e aplicativos organizados para facilitar o uso do aparelho com apenas uma mão.

O Zenfone 6 ainda não tem previsão oficial de lançamento no Brasil, mas podemos esperar por ele em meados de agosto.

Algo nunca antes visto?

Câmeras do Zenfone 6 (Foto: Joyce Macedo/Canaltech)

Não podemos negar que o motor giratório nos faz lembrar do recém-lançado Galaxy A80, da Samsung, porém com um funcionamento diferente. Enquanto o sistema da Samsung oferece apenas dois modos — selfie ou traseira — a Asus permite que as câmeras sejam posicionadas em qualquer ângulo graças ao modo Free Angle. Além disso, vale lembrar que o A80 não é um flagship, portanto conta com especificações bem mais modestas.

O Zenfone 6 ainda traz alguns recursos nativos bem interessantes para que o usuário possa tirar melhor proveito do flip, como a possibilidade de fazer fotos panorâmicas automaticamente e o rastreamento automático de um objeto em movimento durante a gravação de vídeos.

De acordo com a Asus, o mecanismo é feito de metal líquido, que é 20% mais leve que o aço inoxidável, mas quatro vezes mais resistente. Para os mais desastrados que costumam derrubar seus smartphones, um sensor G no módulo detecta a taxa de aceleração para que o flip volte automaticamente para uma posição segura em caso de quedas.

Um extra importante sobre a câmera frontal: segundo a Asus, é a primeira câmera de selfies a gravar em 4K com 60fps e estabilização eletrônica de imagem em um smartphone.

(Imagem: Divulgação/Asus)

Ainda é cedo para dizer se a Câmera Flip é realmente funcional na rotina, mas a alternativa é bem interessante para driblar notchs e outros tipos de intervenções na tela dos dispositivos. Além disso, também é uma excelente forma de trazer mais qualidade para a câmera frontal, permitindo selfies mais dinâmicas e com todos os recursos presentes antes apenas na câmera traseira dos dispositivos, incluindo o queridinho modo “mágico” que melhora a qualidade de imagens noturnas.

Fotos noturnas com o Zenfone 6 (Foto: Joyce Macedo/Canaltech)

Update garantido

De acordo com a Asus, o Android tem update garantido até a versão R do sistema, já que, agora, a Asus faz parte do programa de betas da Google.

*A jornalista viajou para Valência, na Espanha, a convite da Asus.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech: