
O Galaxy S10 se tornou nesta semana o primeiro smartphone 5G à venda nos Estados Unidos. A conectividade é uma dos fatores que justificam o preço salgado de US$ 1.299, mas quão rápido é de fato o 5G?
No papel, a expectativa é de que a tecnologia consiga alcançar uma velocidade até 100 vezes mais rápida em comparação com o serviço atual, além de abrir portas para o mercado de Internet das Coisas, desde a comunicação autônoma de carros até a assistência médica remota.
Na vida real, parece que o 5G vai mesmo cumprir o que promete. Em um vídeo divulgado nesta quinta-feira (16), George Koroneos, da operadora Verizon, demonstrou a velocidade que pode ser alcançada com o Galaxy S10 5G. Ele usou o aplicativo Speed Test, que permite monitorar a rapidez da sua conexão com a internet, e quase “quebrou” a plataforma: nem o aplicativo foi capaz de visualizar corretamente a velocidade de download do 5G, que ultrapassou 1.000 megabits por segundo.
–
Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
–
This is 5G on the brand new Samsung Galaxy S10 5G in front of my hotel. It’s crazy the difference a month makes. #FirstToRealTime pic.twitter.com/Syxc7HGrqn
— George L. Koroneos (@GLKCreative) 16 de maio de 2019
https://platform.twitter.com/widgets.js
Um teste realizado no escritório do site Mashable demonstrou que a velocidade Wi-Fi não chegou a 100 Mbps usando o mesmo método de teste. Em um experimento conduzido pelo Canaltech, a velocidade 4G registrada chegou a míseros 0,58 Mbps por segundo. Enquanto isso, o Wi-Fi alcançou a velocidade de download de 246 Mbps. Os testes também foram realizados usando o aplicativo Speed Test.


Apesar de o Galaxy contar com a vantagem de ser o único aparelho do momento embutido com 5G, consumidores dos Estados Unidos só poderão usar a tecnologia em algumas esquinas de Chicago e Mineápolis. No entanto, a Verizon garantiu que em breve o 5G funcionará em outras 20 cidades e até o fim do ano em um total de 30.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:
- Vazamento revela o que irá acontecer no último episódio de Game of Thrones
- Áudio revela que pilotos da American Airlines confrontaram Boeing após acidente
- AliExpress disponibiliza opção que reduz tempo de entrega em até 50%
- Sonda chinesa Chang’e 4 pode ter confirmado teoria antiga sobre cratera lunar
- Instagram abandona o Direct, seu app dedicado a mensagens