
A saga da Apple em busca dos modems 5G para seus futuros iPhones foi digna de cinema. Depois de dois anos em litígio com a Qualcomm, finalmente as empresas se acertaram e fecharam acordo para o fornecimento desses chips até, pelo menos 2025. A Apple se viu em uma “sinuca de bico” e foi meio que obrigada a resolver essa briga, já que a Intel esboçou (e confirmou) problemas para a produção desses dispositivos para a Maçã.
Com todo esse cenário diante dos seus olhos, a gigante decidiu projetar seus próprios modems 5G internamente. Para este fim, você deve se lembrar que a Apple, no mês passado, tirou Umashankar Thyagarajan da Intel, o principal engenheiro de modem 5G da fabricante de chips. Como relata uma reportagem do site The Information, o pessimismo da Apple em relação ao desempenho do modem da Intel vem desde 2017, ano do início do litígio com a Qualcomm. Inevitavelmente, a empresa começou a ter sérias dúvidas quanto à capacidade da Intel de ser seu único fornecedor de modem 5G e iniciou todo esse processo.
“A Apple também não viu os algoritmos de arquitetura e software de modem 5G da Intel prontos”, disse uma fonte, ao The Information. “Eventualmente, a Intel produziu um protótipo funcional de um modem de 5G, mas o design do chip era grande, tornando-o caro para produzir”, completou
–
Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.
–
Em entrevistas com potenciais contratados para seu staff, a Apple informou aos engenheiros que espera ter seu próprio modem pronto até 2025. O prazo é, curiosamente, o mesmo do contrato de licença da Apple e da Qualcomm.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:
- HBO GO agora é grátis (por tempo limitado)
- Vazamento revela o que irá acontecer no último episódio de Game of Thrones
- Netflix | Confira os lançamentos da semana (10/05 a 16/05)
- Conheça o novo Servidor VPS da HostGator, a solução mais robusta para seu site
- Patentes sugerem que Intel está trabalhando em um smartphone 360º