Em julho de 2015, a Xiaomi chegava pela primeira vez ao Brasil para iniciar a venda de seus produtos. A operação trazia smartphones de entrada, mas a empresa acabou deixando o país pouco depois, em 2016. Agora, nesta terça-feira (21), a empresa anuncia sua volta com operação geral nas mãos da DL, que cuida da homologação, distribuição e do pós-venda dos produtos em nosso país.

Luciano Barbosa, head do projeto “Xiaomi no Brasil”, destaca que, desta vez, não apenas smartphones serão comercializados no país, mas sim “centenas de produtos Xiaomi” com garantia e assistência técnica nacional – contudo, Barbosa explica que produtos que não forem adquiridos através do canais oficiais não fazem parte da cobertura de garantia.

Dentre os pilares destacados no evento desta terça-feira estão “smartphones versão Brasil”, que serão produtos adaptados e melhorados (ou atualizados em pontos estratégicos, como na interface MIUI e recursos de reconhecimento facial) para o público nacional.


Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube, todo dia tem vídeo novo para você!

Uma outra boa novidade para os brasileiros é que a Xiaomi trará uma loja oficial onde todos os seus produtos estarão disponíveis para compra e também reconhecimento do público. A loja está sediada em São Paulo, no Shopping Ibirapuera, e passa a operar a partir do dia 1 de junho. Neste caso, os consumidores de outros estados conseguirão ter acesso ao lineup de produtos da fabricante chinesa também no varejo online dentro do endereco Mi.com. Barbosa cita, porém, que “o projeto não contempla fabricação local dos produtos”. As operações online serão iniciadas na primeira semana de junho.

Evento em que a Xiaomi anunciou o retorno oficial do Brasil (Foto: Wellington Arruda/Canaltech)

Bom, agora, vamos aos principais produtos: a fabricante destaca dois dos smartphones, o Mi 9 e o Redmi Note 7; o primeiro deles chega com Snapdragon 855 por R$ 3.999 e o segundo com Snapdragon 660 por R$ 1.699. Além destes, a Xiaomi traz para o Brasil o Redmi Go, Redmi Note 6 Pro, Redmi 7, Mi 8 Lite e Pocophone F1. Os preços destes cinco smartphones não foram revelados durante o evento de anúncio. Vale lembrar que dois destes (Redmi Note 6 Pro e Pocophone F1) já são comercializados no país.

Agora, dentro da “centena de produtos Xiaomi” que serão disponibilizados no Brasil, foram exibidos itens como patinetes elétricos, mochilas, lâmpadas inteligentes (como a Mi Bedside Lamp), Mi Band 3, câmeras de segurança e sensores de movimento, carregadores portáteis e mais.

*[Em desenvolvimento, esta notícia será atualizada em breve com mais informações]

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech: