
O YouTube está incluindo uma nova mudança na forma em que é exibida a contagem de inscritos em canais da plataforma. Com isso, ferramentas de análise em tempo real como o Social Blade poderão não ser mais tão úteis assim para criadores de conteúdo.
Atualmente, a contagem é exibidade forma exata, como por exemplo 1.123.456, mas com a mudança o número seria arredondado, como um milhão, dois milhões, etc. De acordo com uma publicação no blog da equipe de produtos do YouTube, a contagem de inscritos é, de fato, importante para o criador, mas a mudança chega para “criar mais consistência em todos os lugares”.

O anúncio da mudança acontece em um cenário de competição entre youtubers, onde onde os dados em tempo real são expostos como forma de provocação. O caso mais recente aconteceu nas últimas semanas, envolvendo um desentendimento entre youtubers de beleza Tati Westbrook e James Charles, incluindo acusações de abuso. Enquanto James perdia seguidores, Tati ganhava ainda mais, criando um verdadeiro palanque de intrigas com espectadores acompanhando a “novela” 24 horas por dia.
–
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/360/
–

Não está claro, no entanto, se este tipo de situação influenciou na mudança do YouTube. Contatado pela imprensa norte-americana, um porta-voz da empresa se recusou a comentar sobre o assunto.
Recentemente, o Instagram também anunciou uma mudança parecida, informando que vai deixar de mostrar o número de curtidas em uma foto. O objetivo, segundo a empresa, seria uma medida para reduzir a pressão e o desejo por “likes”, seja de criadores de conteúdo ou de perfis comuns.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:
- Xiaomi volta ao Brasil com loja física oficial e “centenas de produtos”
- PlayStation 5 | Sony mostra em vídeo todo o poder do novo console
- Motoristas da Uber poderão vender lanches e bebidas dentro dos carros
- BAIXOU O PREÇO | Xbox One S e One X a partir de R$ 1.149 em 10x sem juros!
- Uber entra na brincadeira e categoria “Juntos” se chamará “Shallow Now” por 24h