
A CNEX está movendo um processo contra a Huawei e acusando um de seus “presidentes rotativos” de liderar um esquema de roubo de informações corporativas relacionadas à sua tecnologia de drives de estado sólido (SSD). Segundo o processo, divulgado pelo Wall Street Journal, Eric Xu teria direcionado funcionários da Huawei para coletar informações técnicas dos produtos da denunciante.
A gestão da Huawei funciona pelo que chamam de “liderança rotativa”, ou seja, o presidente da empresa é trocado em períodos específicos. Nesse caso, um novo chefe assume a cada seis meses, sendo três deles alternando o cargo entre si.

A história entre as duas empresas é longa e conturbada: a CNEX foi fundada por ex-funcionários da Huawei, que foram acusados pela gigante chinesa de roubarem informações proprietárias para desenvolver produtos relacionados à drives de estado sólido e de assediar funcionários para que a trocassem pela nova empresa. A Huawei moveu processo contra a CNEX com essas alegações.
–
Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.
–
A CNEX elaborou um contra-processo, defendendo-se das acusações ao alegar que a Huawei é quem estava buscando obter segredos corporativos por meio de um processo judicial. A situação atual, então, é um reflexo dessas idas e vindas: a acusação da CNEX é feita diretamente à pessoa de Eric Xu, que estaria agindo a mando da Huawei.
O julgamento do caso está marcado para o dia 3 de junho, no Texas.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:
- WhatsApp Beta | Novo botão envia seus Status direto para os Stories do Facebook
- Polícia prende grupo que aplicou golpe em 55 mil brasileiros usando criptomoedas
- CORRE: Samsung Galaxy Tab S4 pelo menor preço já visto no varejo brasileiro
- Microsoft libera nova Barra de Jogos Xbox para o Windows 10
- Menino prodígio do Facebook vai para a Google e lança app Emojishot