Logo após o governo dos Estados Unidos suspender por 90 dias a ação da lista negra de entidades do Departamento de Comércio, as coisas começaram, pelo menos por enquanto, a normalizar para a Huawei. Um indicativo disso é que o Mate 20 Pro, que havia sido retirado do programa beta do Android Q, voltou para a lista de aparelhos (que não é pequena) aptos a participarem dos testes.

Na semana passada, a Google havia removido o aparelho, um dos melhores smartphones da Huawei, de sua lista de telefones que fazem parte do programa beta do Android Q. Isso, é claro, veio depois de os EUA colocaram a Huawei na Lista de Entidades do Departamento de Comércio, a famosa lista negra da importação. Além de barrar produtos, a lista também impede empresas e entidades de obterem informações sem uma licença concedida pelo governo dos EUA.

A Huawei também foi reintegrada à SD Association e à Wi-Fi Alliance, ambas tornando a vida um pouco mais fácil para seus novos telefones. Como a Google também voltanto atrás, parece que o Android 9 Pie não será a última versão do Android encontrada em um dos principais aparelhos da gigante chinesa. Não parece provável que a linha Mate 30, que será lançada ainda este ano, esteja equipada com o sistema operacional Android pré-instalado. O próprio sistema operacional da Huawei provavelmente estará rodando nos novos modelos.


Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/360/

Imagem: Phone Arena

Voltar para lista beta do Android Q significa que um telefone pode baixar versões beta da próxima versão do Android. Outros telefones da lista incluem:

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech: