Com as facilidades tecnológicas trazidas pelo celular, a necessidade do seu uso fora de casa está cada vez maior. Seja para dirigir usando o GPS, se você é motorista de aplicativo, ou se deseja encontrar a rota mais rápida para o seu destino, assistir séries e filmes no transporte público, navegar em lugares que não têm Wi-Fi, entre outras possibilidades.

Devido a quantidade de funcionalidades, os aplicativos demandam uma internet cada vez mais veloz para fornecer um conteúdo de qualidade. Por isso, está em discussão em todo o mundo a possibilidade de se adotar a tecnologia 5G.

O 5G é a 5° geração da conexão móvel sem fio, com uma rede potente e veloz que possibilitará realizar múltiplas conexões e troca de dados com diversos dispositivos simultaneamente de forma sustentável, já que consome menos energia que as gerações anteriores.


Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/360/

Ao adotar essa tecnologia, veremos grandes inovações ao longo dos próximos anos, pois fará com que a internet das coisas seja possível. A chegada de dispositivos conectados criará demanda por rede de alta capacidade. Estima-se que o 5G permita a conexão de 7 trilhões de dispositivos. Assim, cada pessoa no mundo poderá ter mil objetos conectados.

No Brasil, a Anatel já deu as caras: confirmou a licitação para 2020, entretanto, na feira Futurecom a Vivo foi uma das operadoras que se mostraram interessadas em implantar essa tecnologia, porém deixaram claro que isso só será uma realidade à partir de 2021.

Para você ficar por dentro, criamos um infográfico para que você saiba mais sobre a tecnologia 5G. Confira!

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech: