A Bethesda apresentou o Orion, voltado para streaming de jogos. Segundo os produtores apresentaram no palco da E3, a ideia aqui é fornecer a otimização com engine de jogos para que os games funcionem de forma mais leve e precisem de menos largura de banda para rodarem lisos.

O Orion não é somente uma engine ou ou a plataforma. A Bethesda apresentou a tecnologia como uma série de ferramentas de otimização de engine para jogos via streaming. Ou seja, a empresa deu a entender que não é voltada apenas para o seu próprio motor gráfico, o Id Tech, bem como de outros do mercado.

Segundo apresentação, é possível fazer com que um game precise de 40% menos largura de banda. “Isso significa menos custo para o jogador e também para o usuário”, informa James Altman, diretor da empresa.


Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.

Uma das qualidades é que ele consegue diminuir o tempo de codificação dos arquivos em 30%, exigindo 20% a menos do dispositivo do usuário. Ele ainda é compatível com serviços como Stadia, da Google, e o XCloud da Microsoft. “Além de outras plataformas”, aponta Altman.

Doom Eternal rodando com otimização do Orion (Foto: Diculgação/Bethesda)

Os jogos vão precisar ser compatíveis com o Orion, sendo que o serviço vai funcionar junto com as engines, portanto, ainda depende de empresas abraçarem a ideia. O diretor, contudo, aponta que “alguns jogos já estão sendo desenvolvidos assim”. Ainda, é preciso que as plataformas de stream permitam que o Orion seja compatível, o que acontece já com as duas primeiras anunciadas.

A companhia apresentou a tecnologia em funcionamento em um smartphone no palco da conferência. O jogo em questão foi Doom Eternal, novo título da Id Software que chega em novembro deste ano.

É possível ver que o smartphone roda de forma muito rápida, orgânica e responsiva o jogo de tiro, o qual exige muita agilidade. Segundo Altimam, é possível jogar em 4K com 60 fps usando o serviço.

O sistema pode ajudar a diminuir o gargalo dos jogos por streaming. A Google anunciou que sua plataforma vai exigir 35 Mbps para títulos em 4K e 60 fps. Com o Orion, este número poderia cair para 21 Mbps.

No caso dos 1080 também 60 fps, o número poderia cair de 20 Mbps para 12 Mbps. O mínimo, para funcionar, seria de apenas 6 Mbps. Todos os cálculos foram feitos levando em conta uma redução de 40% na largura de banda.

A companhia também disse que as apresentações do Stadia com o Doom não contavam com a tecnologia ainda.

A empresa permitiu o registro para que usuários possam jogar Doom (2016) a 60 fps e 4k apenas pela internet pelo site da Bethesda.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech: