O congresso anual CIAB realizou neste fim de semana a 3ª edição do seu Hackathon, uma maratona de programação onde hackers se reúnem por horas para explorar dados abertos, desvendar códigos e até discutir novas ideias e desenvolver projetos de software e hardware.

Dos 130 selecionados para participar da competição, foram escolhidos apenas quatro projetos para disputar a etapa final, que acontece nesta terça-feira (11) durante o primeiro dia do CIAB, o maior evento de tecnologia para o setor financeiro da América Latina. A equipe vencedora será premiada na mesma data.

Neste ano, a temática da competição foi “Entender para atender melhor os clientes na era da economia analítica”. De acordo com a CIAB e a Febraban, o objetivo foi incentivar o desenvolvimento de projetos que impactam positivamente o mercado bancário no Brasil.


CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.

Hackathon da CIAB 2019 recebeu 250 inscritos, mas apenas 130 projetos foram selecionados

Ao todo, foram mais de 250 inscritos para a 3ª edição do Hackathon CIAB Febraban. Conheça as finalistas, que foram escolhidas por funcionários das principais instituições financeiros do país:

Tribo Guarani

A plataforma conecta produtos de instituições financeiras aos clientes por meio do canal que o conhece: os bancos comunitários.

Vingadores

O projeto visa melhorar o onboarding de clientes rurais de pequeno porte por meio de um site que irá conectar agricultores, agrônomos e bancos, facilitando o processo de documentação de terras e bens do agricultor, aprimorando as conexões entre as partes e, assim, traçando o perfil de crédito do agricultor por meio de dados geográficos e dados sobre o cultivo.

Hack Team

Solução turnkey em blockchain para o gerenciamento de dados de usuário e adequação à Lei Geral de Proteção de Dados do Brasil (LGPD) e General Data Protection Regulation (GDPR) para instituições financeiras.

Catossi Hub Team

O projeto busca utilizar uma forma única de autenticação (apelidada de Never Maybe) que utiliza inteligência artificial em um vídeo ID utilizado como cadastro e que, a partir de uma frase randômica e gestos, permite garantir a identidade de uma pessoa, assim como separar e analisar sua voz, sua biometria facial e principalmente o gesto de sua escolha. A partir disso, o serviço permite que qualquer banco possa obter e utilizar esses dados para autenticações e aplicações como a demonstrada no nosso case onde qualquer alerta de possível fraude aparece para o usuário validar através de seu gesto único.

O congresso CIAB 2019 ocorre entre os dias 11 e 13 de junho no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech: