
Por conta dos problemas com os Estados Unidos, a Google está proibida de fornecer o Android para smartphones da Huawei. Isso significa que agora a fabricante chinesa precisa trabalhar em um sistema operacional próprio para conseguir se manter no mercado.
E uma reportagem do Global Times agora aponta que a chinesa já tem um nome para seu programa e que o sistema operacional pode chegar entre setembro e outubro deste ano.
A empresa disse ter tido acesso a informações por meio do site IndiaShopps, o qual falou com pessoas próximas ao projeto. O sistema operacional deve ser batizado com dois nomes separados, chamado de HongMeng OS na China e Oak OS fora do país.
–
Siga no Instagram: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
–
#Huawei is intensively testing its own operating system, to be named “HongMeng OS” for China market or “Oak OS” for overseas market, which is likely to be launched in August or September, sources say. https://t.co/hqA7JJdjjS
— Global Times (@globaltimesnews) 7 de junho de 2019
Atualmente, a Huawei já informou que está testando “intensivamente” o seu software para garantir o lançamento. A empresa, contudo, ainda não falou sobre quanto o programa pode chegar ao mercado.
Problemas
A Huawei sofre atualmente com embargos norte-americanos que, inicialmente, nada tinham a ver com seu setor mobile. No começo deste ano, o governo de Donald Trump começou a sinalizar preocupações sobre a implantação de infraestrutura de 5G da Huawei nos Estados Unidos. Alguns países da Europa também mostraram receio em aceitar a empresa.
O motivo é que a companhia tem sede na China, país conhecido pelo controle estatal. Assim, o medo é de que o governo do país possa usar a estrutura da Huawei para espionagem outras nações.
Contudo, especialistas apontam que esse é um argumento do governo norte-americano para minar a força da fabricante, hoje a segunda maior em fatia do mercado em todo mundo.
Em conjunção com tais problemas, os EUA proibiram a Google de fornecer atualizações do Android para os aparelhos da Huawei, forçando a companhia a criar seu próprio sistema operacional.
A construção de seu próprio SO não é o pior problema da chinesa. Isso porque o forte do Android não é exatamente sua usabilidade, mas a oferta de apps na Play Store, além de todo sistema de segurança da loja.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:
- E3 2019 | Final Fantasy 7 chega em março e será exclusivo para o PlayStation 4
- E3 2019 | Todos os horários e o que esperar do maior evento de games do mundo
- Pesquisa do Google começa a mostrar animais em realidade aumentada pelo celular
- Udemy oferece cursos online na área de tecnologia a partir de R$ 19,99
- WhatsApp quer processar usuários que encaminham mensagens em massa