Em uma decisão que pegou de surpresa moradores e autoridades da cidade de Aabenraa, na Dinamarca, a Apple anunciou nesta terça-feira (11) que cancelou a construção de um grande data center no local. A notícia foi anunciada pelo site de Aabenraa.

De acordo com a publicação, a Apple agora procura um comprador para o local com área equivalente a 700 acres. A cidade de Aabenraa havia sido escolhida em 2017 para se tornar o segundo data center da Apple na Dinamarca – a gigante de Cupertino ainda trabalha em uma instalação na cidade de Viborg.

Enquanto a Apple foi forçada a cancelar os planos de um data center na Irlanda no ano passado após prolongadas batalhas judiciais, a notícia de Aabenraa foi um choque para todos os envolvidos. Em comunicado, a cidade disse: “É completamente inesperada a informação de que a Apple quer vender suas terras”.


Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube, todo dia tem vídeo novo para você!

Os representantes de Aabenraa foram informados que esta foi uma decisão estratégica da sede da Apple nos Estados Unidos, e a empresa está consolidando seus esforços na construção em Viborg. Em abril, entretanto, começaram a circular rumores de que os funcionários do data center de Viborg foram instruídos a voltar para casa em meio a uma disputa comercial entre a Apple e empreiteiros responsáveis pela obra.

Não está claro a razão pela qual a Apple cancelou o data center de Aabenraa. Geralmente, a empresa é muito agressiva na expansão de suas operações na nuvem, e a demanda deste serviço deve só crescer à medida que a Apple aumenta suas ofertas de serviços.

No comunicado, a cidade de Aabenraa diz que agora espera que outra empresa assuma a terra para continuar a expansão econômica do município.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech: