
A Oi anunciou nesta terça-feira (11) sua tecnologia de videomonitoramento inteligente que protege os clientes e funcionários de agências bancárias de situações de risco. De acordo com a companhia, a solução é capaz de identificar pessoas e padrões de comportamento para agir de modo preventivo.
A tecnologia foi apresentada durante o CIAB 2019, o maior evento de tecnologia para o setor financeiro da América Latina. No caso do videomonitoramento, a Oi diz que o sistema oferece uma plataforma de armazenamento, análise de imagens e correlação de eventos em nuvem. Tudo isso permite também a detecção de acesso indevido a áreas restritas, reconhecimento facial automático e o compartilhamento de informações entre instituições.
“Vale ressaltar que a segurança dos dados é total: a nuvem é privada, instalada dentro do ambiente do cliente”, destacou a Oi em comunicado.
–
CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
–
Além do videomonitoramento, a Oi também anunciou uma solução de reconhecimento facial para prevenir fraudes bancárias. A aplicação em nuvem usa um banco de imagens com dezenas de milhões de usuários únicos para garantir que a mesma pessoa não tem mais de uma conta ou CPF. O recurso pode ser usado pelos bancos no momento de abertura de contas, para completar transações e autorizar pagamentos.

Durante o CIAB, a Oi ainda apresentou o Telepresença, software de sala virtual hospedada em nuvem que possibilita videoconferências sem a necessidade de mobilizar recursos financeiros para a compra de equipamentos de infraestrutura ou licenças de atualização. “A otimização do tempo para as tomadas de decisão e a redução de custos com viagens corporativas são umas das principais vantagens da tecnologia para as empresas”, diz a Oi.
No setor bancário, o Telepresença poderia conectar agências distribuídas geograficamente para reuniões ou para impulsionar o modelo de agências digitais ao colocar em contato clientes e gerentes.
“Nosso portfólio nos permite atuar em diversos elos da cadeia no processo de transformação digital que os bancos demandam, desde a conectividade, com a oferta de rede WiFi para a comodidade dos correntistas e portal de gestão de acesso para a coleta de informações e comportamentos, até a entrega de uma plataforma antifraude para a autenticação de transações bancárias por meio do reconhecimento facial, criando nova forma de interação e experiência do cliente com o máximo de segurança”, comentou o diretor de Marketing do Corporativo da Oi, Rodrigo Shimizu.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:
- Descoberta grande massa de material misterioso no lado afastado da Lua
- O céu (não) é o limite | O que está rolando na ciência e astronomia (11/06/2019)
- Udemy oferece cursos online na área de tecnologia a partir de R$ 19,99
- Cientistas conseguem transformar sangue tipo A em doador universal
- Samsung Galaxy Note 10 deve ter duas versões, incluindo modelo com tela maior