
No início desta semana, uma notícia começou a circular dizendo que o Twitter passaria a notificar usuários que tivessem seus tweets compartilhados por DM. A informação, no entanto, é falsa.
O hoax começou quando Julian Epp, de 22 anos, publicou em seu Twitter uma captura de tela que mostra uma notificação do perfil “Horse Girls For Bernie 2020”, que teria compartilhado seu tweet por DM com outra pessoa.
“Não tenho certeza se as pessoas vão gostar dessa nova atualização do Twitter”, disse o jovem, junto com a imagem.
–
Siga o Canaltech no Twitter e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.
–
Not sure people are going to like this new Twitter update pic.twitter.com/gQHjuROtI2
— Jules (@Julian_Epp) 8 de junho de 2019
Algum tempo depois, ele mostra outra captura de tela em que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teria compartilhado o seu tweet com a informação por DM com outra pessoa.
— Jules (@Julian_Epp) 8 de junho de 2019
“Horse Girls For Bernie 2020”, no entanto, é um perfil que não existe, fazendo as pessoas questionarem a veracidade da notícia. Depois de receber perguntas da imprensa sobre o caso, o Twitter publicou uma nota em seu perfil de suporte afirmando que a informação é falsa.
You might have heard chatter about a new update that sends you a notification when someone shares your Tweet in a Direct Message. This is not true. For a roundup of the types of notifications we do send, check out our Help Center: https://t.co/OWRjJ9V8wX
— Twitter Support (@TwitterSupport) 10 de junho de 2019
“Você deve ter ouvido uma conversa sobre uma nova atualização que te envia uma notificação quando alguém compartilha seu tweet por mensagens diretas. Isso não é verdade”, disse o tweet.
Então, Epp assumiu que tudo não passava de uma brincadeira e disse ter ficado surpreso pela piada causar tanta repercussão.
“É engraçado que o Twitter tenha divulgado uma declaração corrigindo uma piada sobre uma conta chamada Horse Girls for Bernie 2020. Porém, o fato de tantas pessoas terem acreditado que o recurso pode ser real mostra quantas características terríveis o site possui”, conta o jovem.
Julian Epp diz ainda que teve a ideia durante uma noite de insônia e que planejou fazer com que a notícia parecesse o mais real possível.
“Eu acordei e não conseguia voltar a dormir, então eu fiz isso no meu computador por diversão e coloquei o nome mais idiota que eu poderia pensar para mostrar que era uma piada”, finaliza o recém-graduado em jornalismo.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:
- Descoberta grande massa de material misterioso no lado afastado da Lua
- Udemy oferece cursos online na área de tecnologia a partir de R$ 19,99
- Samsung Galaxy Note 10 deve ter duas versões, incluindo modelo com tela maior
- Telegram nega suspeita de hacking na plataforma nas mensagens de Sérgio Moro
- O céu (não) é o limite | O que está rolando na ciência e astronomia (11/06/2019)