Nesta quarta-feira (12), data em que Anne Frank completaria 90 anos de idade, a Google decidiu lançar uma exposição online que permite aos usuários visitar a casa da família alemã. As imagens foram obtidas pelo Street View depois de uma parceria entre Google Arts & Culture e a Fundação Anne Frank.

A exposição tem cinco imagens internas da residência, localizada na rua Merwedeplein 37-2, em Amsterdã, incluindo o quarto que Anne dividia com a irmã Margot. De acordo com a Google, será possível conhecer todos os cômodos da casa da família Frank pela primeira vez, graças a registros em 360º.

A antiga casa da família Frank está alugada para a Fundação Holandesa de Literatura desde 2005 e foi restaurado para o estilo original dos anos 1930. Atualmente, o local funciona como abrigo para escritores estrangeiros que não têm liberdade para trabalhar e escrever em seus países de origem. “Aqui a tolerância e a liberdade de expressão têm espaço para respirar”, diz o diretor geral da Fundação Anne Frank, Ronald Leopold.


Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/360/

Quarto compartilhado pelas irmãs Anne e Margot na década de 1930

A exposição online da Google também conta com informações e documentos valiosos, como o único vídeo conhecido de Anne – filmado por acaso durante uma festa de casamento – e a única fotografia da menina ao lado dos pais e da irmã. O Google Arts & Culture também reuniu informações da história de Anne Frank acumuladas por mais de duas mil instituições culturais de 80 países. A plataforma também pode ser acessada pelo aplicativo Android ou iOS.

Único registro de Anne Frank ao lado dos pais Frank e Edith e da irmã Margot

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech: