
Estudantes de todo o país poderão participar do campeonato Jogos Escolares Eletrônicos (JEE) com disputas em duas modalidades: Pro Evolution Soccer (PES) e Just Dance. O campeonato foi criado pela Unidade de Esportes do Grupo Globo em parceria com a agência de marketing esportivo Octagon Brasil e patrocínio da Oi.
Podem participar estudantes com idade entre 15 e 17 anos de escolas de todo o país, mas apenas jogadores amadores podem se cadastrar. O JEE começa a receber inscrições em julho e a final será disputada em novembro deste ano.
Tanto o cadastro de alunos e escolas quanto as competições serão realizadas no ambiente virtual. No momento da inscrição, estudantes precisam apresentar uma autorização dos pais ou responsáveis, além de um comprovante da situação escolar.
–
Siga o Canaltech no Twitter e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.
–
De acordo com o Grupo Global, o objetivo do JEE é “fomentar ainda mais o cenário das competições de jogos eletrônicos – eSports – no país e contribuir para a formação e descoberta de novos talentos”. Além disso, a competição deve “reforçar o papel dos jogos eletrônicos como ferramenta de transformação e socialização, abrindo oportunidades para jovens de todo Brasil”, comentou a empresa em comunicado.

“Os JEE vão trazer a temática da competição de jogos eletrônicos para o ambiente escolar, com a proposta de celebrar a cena dos videogames, descobrir novos talentos e prestigiar os melhores players – independentemente de serem meninos ou meninas –, que vão representar suas escolas em finais estaduais e nacionais. Serão os primeiros degraus de um sonho possível, de um dia tornarem-se Pro-Players, participando das maiores competições nacionais e internacionais de eSports”, afirmou o head de Novos Negócios da unidade de Esportes do Grupo Globo, Leandro Valentim.
Não é o primeiro movimento da emissora em direção aos eSports: atualmente, a Globo conta com o Prêmio eSports Brasil, a GameXP, a liga universitária TUES, o GG eSports Summit, o Blast Pro Series São Paulo e as iniciativas de conteúdo, como o quadro Start no Esporte Espetacular, e as principais transmissões de eSports do Brasil, como o CBLOL e o brasileirão de Rainbow Six Siege.
Nas duas modalidades escolhidas para o JEE, o Brasil tem campeões mundiais. No PES League, a referência é o paulista Guilherme “GuiFera”, além de outros atletas com grande visibilidade. No caso do Just Dance, o carioca Diegho San é bicampeão mundial. Ainda de acordo com o Grupo Globo, o game está sendo adotado em escolas de todo o Brasil pelos benefícios físicos.
Dinâmica das competições
Depois de se cadastrar na plataforma, o jogador seleciona a modalidade em que quer competir e o sistema encontra um oponente de acordo com a experiência de cada um, de forma a garantir a competitividade entre os jogadores. Com o decorrer das partidas, os usuários começam a disputar colocações em um ranking e quem estiver melhor posicionado avança para as etapas seguintes.
As finais nacionais de cada modalidade serão disputadas de forma presencial em novembro, quando serão reunidos todos os campeões estaduais. A cidade-sede da grande final nacional será anunciada em breve, de acordo com o Grupo Globo.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:
- Descoberta grande massa de material misterioso no lado afastado da Lua
- Samsung libera atualização com melhorias e Modo Noturno para os Galaxy S9 e S9+
- Udemy oferece cursos online na área de tecnologia a partir de R$ 19,99
- Cientistas conseguem transformar sangue tipo A em doador universal
- Meizu C9 Pro chega ao Brasil custando R$ 599 com especificações mais básicas