
Nesta quarta-feira (12), a Federação Brasileira de bancos (FEBRABAN) e a Câmara Interbancária de pagamentos (CIP) anunciaram o lançamento da Rede Blockchain do Sistema Financeiro Nacional — a primeira desenvolvida especialmente para o setor.
O anúncio foi feito durante a CIAB, o maior evento da América Latina sobre tecnologias para o sistema financeiro. A iniciativa visa permitir o compartilhamento de informações entre instituições financeiras de forma ágil, segura e fácil de ser acessada.
Implementado pela CIP, o blockchain utiliza o Hyperledge Fabric da IBM — um projeto colaborativo baseado em código aberto — e é uma evolução natural do device ID, projeto de blockchain desenvolvido pela FEBRABAN e que foi apresentado durante o evento do ano passado.
–
Siga o Canaltech no Twitter e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.
–
Atualmente, fazem parte do projeto o Banrisul, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa, Itaú, JP Morgan, Original, Santander e Sicoob. Todas estas instituições também trabalharam para estabelecer a rede, mas todas as estruturas de governança, segurança e os instrumentos jurídicos são administrados apenas pela CIP e pela FEBRABAN.
O primeiro protótipo desenvolvido utiliza o blockchain para compartilhar informações de dispositivos móveis, e irá ajudar essas instituições financeiras a enriquecerem seus sistemas antifraude para verificar a confiabilidade de um dispositivo, podendo descobrir se ele é um aparelho perdido, furtado ou roubado — o que por si só já ajudará a diminuir as tentativas de fraude bancária.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:
- PECHINCHA: Notebook Dell Inspiron Core i7 TOP com R$700 de desconto? Só hoje!
- Trader : A profissão que mais cresce no mundo.
- “Situação Moro” força governo a mudar para celulares criptografados pela Abin
- Xiaomi lança novo smartwatch Amazfit Verge 2
- PECHINCHA | Smart TV Samsung 4K 49 polegadas por 10x de R$ 189,90